Não faça um ecommerce sem saber dessas 3 coisas

Criar uma loja virtual é o desejo de muitos empreendedores. É um momento excelente para isto, a pandemia mudou radicalmente os hábitos de consumo da humanidade a nível global.

Porém muitas coisas podem dar errado, caso o aspirante a empreendedor digital tentar fazer as coisas de qualquer jeito, sem conhecer os detalhes desse mercado.

Há várias coisas importantes que devemos citar, nessa matéria vamos deixar uma lista de alertas sobre o mercado de ecommerce, que você DEVE saber antes de começar!

Um ecommerce não dá lucro logo no primeiro mês!!

Mesmo um ecommerce extremamente bem planejado, com uma equipe completa e experiente e um grande orçamento para seu start, provavelmente não trará lucro logo no primeiro mês. E talvez também não trará um lucro muito grande nos meses seguintes.

Isso é porque o ecommerce é como um motor, que inicia devagar e vai acelerando. Em um primeiro momento, é necessário levar tráfego para sua loja virtual e lucro inicial que você recebe das vendas deve ser reinvestido, para que haja mais tráfego, assim gerando mais lucro, mais reinvestimentos, etc.

É um ciclo de lucro que vai aumentando, e reinvestimentos que vão aumentando, até que chega um ponto que o negócio se torna MUITO rentável e o ecommerce já conta com uma porcentagem de clientes que retornam para novas compras, sem que haja a necessidade de haver investimento para atraí-los novamente. 

Você vai ter que investir em anúncios patrocinados!!

Como explicado acima, se o ecommerce fosse uma locomotiva a vapor, o tráfego seria o carvão que o alimenta.

A forma mais básica e padrão de levar tráfego para uma loja virtual é através de anúncios patrocinados, os famosos “Ads”.
 
O Ads mais popular é o do Google, onde você faz com que sua loja apareça quando as pessoas pesquisam pelas palavras vinculadas ao seu produto, outra alternativa muito popular são os Ads do Facebook, onde você consegue posicionar um post com imagem ou vídeo nos feeds do seu público alvo.

Existem diversas outras formas de conseguir tráfego, com Ads de outras plataformas, como Instagram, Twitter, Banners em sites, etc. Também é possível ir além dos Ads e conseguir tráfego através de parcerias com grandes sites, páginas ou perfis que tenham uma grande popularidade, através das redes sociais do próprio ecommerce, etc.

O grande ponto é: Você vai ter que investir para levar tráfego para sua loja online!

Problemas ocorrem e você vai precisar ter um sistema de suporte!!

Outra coisa a ser considerada é o fato de que é normal haver problemas durante a jornada de compra de seu cliente, assim como é normal que hajam problemas em uma loja física, na loja virtual também.

Um cliente pode não estar conseguindo efetuar uma compra, o cliente compra o produto errado e quer cancelar a compra, você pode enviar o produto errado, a transportadora pode cometer algum erro, etc.

Para resolver todos esses tipos de situações é importante que tenha uma pessoa disponível para atender o consumidor e um canal de atendimento para que ele possa entrar em contato com facilidade!

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