O mínimo que você precisa saber para abrir um Ecommerce

Existem diversos fatores que envolvem criar uma loja virtual. Muitas pessoas tentam criar um ecommerce sem conhecer esses fatores e acabam perdendo tempo e dinheiro, ou pior: começam a pensar que o problema está com o mercado.

O ecommerce em si está vivendo o melhor momento de sua história e muitas empresas estão usando isso pra saltar de patamar, mas aqui vai alguns pontos que você precisa, saber primeiro:

  • Planejamento
  • Desenvolvimento da Loja Virtual
  • Estoque
  • Atendimento
  • Logística
  • Tráfego

Planejamento

Para ter sucesso em um ecommerce é necessário se planejar, analisar o mercado, o potencial de inserção do seu produto, o investimento inicial, seus recursos, etc. 

Algumas dicas para fazer uma análise de mercado e planejar seu negócio:

  • Quais são as tendências
  • Quem são os concorrentes, como eles se comportam e como se posicionam;
  • Quais são os fornecedores disponíveis e como trabalham
  • Como alcançar o seu público-alvo, quais as necessidades do público e como supri-las.
  • Como você vai se posicionar em relação aos concorrentes?
  • Planeje o nome da sua empresa e a identidade visual considerando essa posição
  • Verifique a disponibilidade de domínio (domínio = endereço online ex: www.exemplo.com.br)
  • Defina as oportunidades e ameaças do mercado
  • Verifique a disponibilidade de recurso humano pra trabalhar no projeto
  • Verifique previamente os custos envolvidos

Desenvolvimento da Loja Virtual

A parte mais importante para vender online é ter a loja online, existem MUITAS coisas que envolvem a criação de uma Loja Virtual, precisaria de uma matéria de 5000 mil palavras apenas para resumir tudo que envolve isto.

Não é atoa que as pessoas fazem cursos e faculdades para fazer isto.

Então, basicamente nessa parte a recomendação é: Contrate um profissional com conhecimento e experiência para fazer essa parte. A não ser que você seja um profissional com tempo e experiência.

Fuja de plataformas que prometem criar uma loja virtual de forma automática e barata, elas entregam lojas de baixa qualidade, que muitas vezes você não vai conseguir operar sozinho, vão ter custos fixo mensais, é difícil conseguir tráfego para domínios assim e passam pouca confiança no consumidor e falta de profissionalismo.

Estoque

Para vender online, é preciso ter o produto que estará a venda sempre disponível e quando não estiver disponível, é preciso que isso conste em sua loja virtual, para evitar que consumidor se frustre ao tentar comprar um produto que você não tem.

Esteja ciente que para vender online, você vai precisar realizar um controle de estoque eficiente!

Atendimento

É possível que você tenha problemas em diversas partes do processo de vendas online, mesmo em ecommerce perfeito isso acontece, é parte do jogo.
 Um cliente que quer cancelar a compra e não consegue, um produto que você enviou errado, etc.

Para lidar com isso você tem que estar preparado para realizar o atendimento ao cliente. Seja por e-mail, telefone, whatsapp, algum meio de comunicação você tem que deixar disponível ao cliente.

Logística

 Outra parte fundamental do funcionamento de uma loja virtual, é a entrega do produto para o consumidor, você tem que estar ciente que vai precisar fazer a logística dos produtos, receber (caso seja revenda) e entregar produtos, planeje isso!

Tráfego

Se a parte mais importante pra vender produtos online é ter uma loja virtual, a segunda parte mais importante é ter tráfego, ou seja ter pessoas acessando sua loja, para ver seus produtos e então poder comprá-los.

Existem diversas formas de fazer isso, a forma mais básica é usar anúncios patrocinados no Google ou em outros buscadores e também em redes sociais.

Quer saber mais sobre o mundo dos ecommerces e sobre como vender online? Siga a Marketingbox no instagram e acompanhe nosso blog!
 
Está interessado em adquirir uma loja virtual desenvolvida por especialistas na área? Entre em contato com a gente!

Open chat
Atendimento no WhatsApp