Vale a pena criar um ecommerce em Maringá ou Região?

Como a localização física afeta um ecommerce

Talvez você esteja se perguntando “mas porque que diferença faz a localização de um ecommerce, se as vendas são online?” e eu posso lhe responder rapidamente e com muita segurança: Faz muita diferença!

Existem diversos fatores que afetam os custos e o desempenho de um ecommerce, desde sua criação até sua manutenção. Muitos desses fatores são definidos pela posição geográfica da sede do ecommerce, por exemplo:

  • A capacidade infraestrutural e logística da região
  • O custo da mão de obra especializada
  • O custo de desenvolvimento
  • Custo de aluguel
  • Os custos em impostos estaduais e municipais

Vamos avaliar alguns destes pontos para entender as vantagens de ter uma loja virtual na região de Maringá – Paraná.

As Vantagens de criar uma loja virtual em Maringá

Infraestrutura e logística

Maringá é uma cidade que conta com diversas transportadoras e tem uma boa capacidade logística de forma geral, tanto pelos serviços logísticos prestados quanto pela mobilidade interna na cidade.

Muitos motoristas reclamam do transito maringaense, mas se compararmos com São Paulo ou outras grandes cidades, em Maringá nós podemos chegar muito mais rápido das regiões mais distantes da cidade até o centro, o que torna as operações logísticas de um ecommerce muito mais fáceis.

Custo de mão de obra especializada

O custo de vida em Maringá também é relativamente baixo e isto tem diversos efeitos no custo dos negócios estabelecidos na cidade. O mais relevante para um ecommerce é o custo de mão de obra especializada.

Novamente comparando com São Paulo, onde o aluguel de um apartamento gira em torno de R$ 2.000 a R$ 5.000 dependendo da posição, Maringá tem um custo baixo, tanto em moradia quanto em outros custos, como artigos de mercado, vestuário, etc. 

Isso faz com que o salário necessário para a mão de obra necessária para um ecommerce (em momento de expansão) seja baixo, mais baixo do que em grandes cidades.

Custo de desenvolvimento

Pelo mesmo motivo do custo de vida, citado acima, agência de desenvolvimento de ecommerces de alto padrão, de Maringá, conseguem oferecer seus serviços a valores mais acessíveis que agências do mesmo padrão em outras cidades, afinal, elas tem menos custos de produção para repassar no custo final do seu produto.

Custo de aluguel

Por final, há um momento em que um ecommerce de sucesso precisa de sua própria estrutura física, para guardar estoque, para alocar as salas de gestão, etc.

O valor relativamente baixo dos aluguéis de Maringá fazem com que seja vantajoso ter uma estrutura dessas aqui, em comparação a locais de custo mais elevado.

Conclusão

Analisando todos esses aspectos, é fácil chegar a conclusão que ter um ecommerce em uma cidade que conte com as infraestruturas necessárias e também conte com baixos valores para execução do negócio, é mais vantajoso que tentar esse modelo de negócio em uma cidade que não tenha essas características.

Concluímos então que Maringá é uma cidade excelente para se trabalhar com ecommerce!

Quer saber mais sobre o mundo dos ecommerces?

Nos siga no Instagram e acompanhe nosso blog!

Está considerando investir nesse modelo de negócio? Entre em contato com um de nossos consultores da Marketingbox!

Open chat
Atendimento no WhatsApp